/* */

Eleitas as Sobremesas mais populares de todos os tempos: Conheça

Eleitas as Sobremesas mais populares de todos os tempos: Conheça Confira!

Eleitas as Sobremesas mais populares de todos os tempos: Conheça

Descubra as sobremesas mais populares de todos os tempos. Origens culturais e sabores irresistíveis que encantam paladares ao redor do globo. Delicie-se com essas iguarias doces e aproveite o prazer compartilhado de saborear o melhor da gastronomia mundial.

Eleitas as Sobremesas mais populares de todos os tempos: Conheça
Sobremesas mais populares
Imagem: Reprodução | Divulgação

As sobremesas são um deleite irresistível que encanta paladares ao redor do mundo. Com uma infinidade de sabores, texturas e culturas culinárias, essas delícias doces têm o poder de adoçar momentos especiais e criar memórias inesquecíveis



Vamos saber quais são  as cinco sobremesas mais populares do mundo, cada uma trazendo consigo uma história única e uma legião de fãs devotos. Essas iguarias oferecem uma experiência única de sabor que transcende fronteiras e unifica pessoas por meio de sua doçura reconfortante.

Acompanhe-nos nesta jornada gastronômica e descubra as sobremesas que conquistaram o coração de milhões em todas as partes do globo.

Prepare-se para ficar com água na boca enquanto vê essas delícias culinárias que provam que o amor por doces é um sentimento universal.

E é óbvio, aprenda a fazer estas receitas na sua casa!

1. Quindim

O quindim é uma das sobremesas mais populares do Brasil e também encontrada em outras regiões da América Latina. Originária da culinária portuguesa, essa iguaria conquistou o paladar de muitos com sua textura macia, sabor doce e aroma característico.

A receita tradicional do quindim é relativamente simples, mas requer cuidado e precisão na preparação. Os principais ingredientes são gemas de ovos, açúcar, coco ralado e manteiga, que são cuidadosamente combinados e assados em banho-maria até atingirem a consistência desejada.

Ingredientes:

  • 200g de coco ralado (fresco ou desidratado)
  • 200g de açúcar
  • 100ml de água
  • 8 gemas de ovos peneiradas
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • Manteiga para untar as formas
  • Açúcar para polvilhar nas formas

Instruções:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F) e unte levemente com manteiga algumas forminhas individuais ou uma forma grande (tipo de pudim). Polvilhe açúcar nas formas untadas, certificando-se de cobrir todo o interior delas. Isso ajudará a formar uma fina crosta açucarada no quindim após assar.
  2. Em uma panela, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente até dissolver o açúcar completamente. Deixe a calda cozinhar por mais 3-4 minutos para obter uma consistência levemente espessa. Desligue o fogo e reserve.
  3. Em uma tigela separada, misture o coco ralado com a manteiga amolecida, mexendo até formar uma pasta homogênea.
  4. Adicione as gemas de ovos à pasta de coco e misture bem.
  5. Lentamente, adicione a calda de açúcar à mistura de coco e gemas, mexendo constantemente para que os ovos não cozinhem com o calor da calda.
  6. Peneire a massa do quindim para garantir que não haja grumos.
  7. Despeje a massa nas forminhas previamente preparadas.
  8. Coloque as forminhas em uma assadeira maior e adicione água quente à assadeira, criando um banho-maria. O banho-maria ajuda a assar o quindim de maneira uniforme e suave.
  9. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 30-40 minutos (para as forminhas individuais) ou cerca de 1 hora (para a forma grande), ou até que o topo do quindim esteja dourado e firme ao toque.
  10. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

O quindim estará pronto para ser apreciado! Essa delícia é uma explosão de sabor e uma das sobremesas brasileiras mais queridas em todo o país.

2. Brigadeiro

O brigadeiro é outra sobremesa clássica brasileira que faz muito sucesso e é extremamente popular em festas, comemorações e como um doce para se deliciar em qualquer ocasião. Feito com ingredientes simples, é uma verdadeira tentação para os amantes de chocolate. Abaixo, está a receita tradicional do brigadeiro:

Ingredientes:

  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (cacau) de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Granulado de chocolate (opcional, para cobertura)

Instruções:

  1. Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga.
  2. Leve a panela ao fogo baixo e comece a mexer a mistura com uma colher de pau ou espátula de silicone.
  3. Continue mexendo sem parar para evitar que o brigadeiro grude no fundo da panela e queime. A mistura começará a borbulhar e engrossar lentamente.
  4. Cozinhe o brigadeiro até que ele atinja uma consistência firme e desgrude completamente do fundo da panela. Esse ponto é essencial para que o brigadeiro fique na textura correta após esfriar.
  5. Desligue o fogo e despeje o brigadeiro em um prato untado com manteiga ou em uma superfície fria para esfriar mais rapidamente.
  6. Deixe o brigadeiro esfriar por alguns minutos até que seja possível manuseá-lo com as mãos.
  7. Com as mãos levemente untadas com manteiga, faça pequenas bolas com a massa de brigadeiro. Se preferir, você pode passar as bolinhas em granulado de chocolate ou em outras coberturas de sua preferência, como chocolate em pó ou confeitos coloridos.
  8. Coloque os brigadeiros em forminhas de papel para servir.

O brigadeiro estará pronto para ser saboreado! Essa guloseima viciante é uma das delícias mais amadas no Brasil, e sua textura cremosa e sabor irresistível de chocolate o tornam um sucesso em qualquer festa ou para simplesmente desfrutar como uma sobremesa deliciosa.

3. Rapadura

A rapadura é uma sobremesa tradicional e popular em várias regiões do Brasil, além de ser apreciada em outros países com diferentes nomes e variações. É feita a partir da concentração do caldo extraído da cana-de-açúcar, que é aquecido até que toda a água evapore e o açúcar se cristalize.

Aqui está uma receita básica de rapadura:

Ingredientes:

  • 1kg de caldo de cana-de-açúcar
  • 1 colher de sopa de suco de limão (opcional, ajuda a evitar a cristalização indesejada)
  • Óleo vegetal (para untar a forma)

Instruções:

  1. Em uma panela grande e de fundo grosso, coloque o caldo de cana-de-açúcar e adicione o suco de limão (caso opte por usá-lo).
  2. Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe o caldo de cana ferver, mexendo ocasionalmente. O objetivo é reduzir o caldo até que quase toda a água evapore e o açúcar comece a cristalizar.
  3. Continue cozinhando o caldo, mexendo com frequência para evitar que grude no fundo da panela. À medida que a água evapora, o caldo de cana ficará mais espesso e pegajoso.
  4. Quando o caldo atingir o ponto certo, ele ficará com uma coloração marrom escura e com uma textura viscosa. É nesse momento que a rapadura está pronta para ser moldada.
  5. Unte uma forma ou uma superfície lisa com óleo vegetal para evitar que a rapadura grude.
  6. Despeje o caldo de cana cozido na forma ou na superfície untada e alise a superfície com uma espátula ou colher.
  7. Deixe a rapadura esfriar e endurecer completamente antes de cortá-la em pedaços ou moldá-la em formatos desejados.

A rapadura é uma sobremesa rústica e cheia de sabor, caracterizada por sua doçura intensa e aroma de cana-de-açúcar. Além de ser apreciada como doce, ela também é uma importante fonte de energia e nutrição em muitas comunidades rurais brasileiras. Seu consumo pode variar de forma pura, em pedaços ou como ingrediente em diversas preparações culinárias.

4. Pavê

O pavê é uma sobremesa clássica e muito apreciada em várias partes do mundo, sendo especialmente popular no Brasil. É uma combinação deliciosa de biscoitos ou bolachas intercalados com um creme, normalmente de chocolate ou baunilha, que resulta em uma sobremesa irresistível e de montagem bastante simples.

Aqui está uma receita básica de pavê de chocolate:

Ingredientes:

  • 1 pacote (200g) de biscoitos de maisena (ou outro tipo de biscoito de sua preferência)
  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 1 lata (300g) de creme de leite
  • 1 xícara de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (cacau) de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Chocolate granulado ou raspas de chocolate (opcional, para decorar)

Instruções:

  1. Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite, o leite, o chocolate em pó e a manteiga.
  2. Leve a panela ao fogo médio e cozinhe a mistura, mexendo sempre, até que fique homogênea e comece a engrossar. Não é necessário ferver, apenas aquecer até que o creme ganhe consistência.
  3. Retire a panela do fogo e deixe o creme esfriar um pouco.
  4. Em uma travessa ou refratário, comece a montar o pavê. Coloque uma camada de biscoitos no fundo da travessa.
  5. Despeje uma porção do creme sobre os biscoitos, espalhando-o de maneira uniforme.
  6. Repita as camadas, alternando entre biscoitos e creme, até acabarem os ingredientes. A última camada deve ser de creme.
  7. Leve o pavê à geladeira e deixe-o descansar por algumas horas ou durante a noite. Esse tempo de repouso permitirá que os biscoitos absorvam o creme e que a sobremesa fique ainda mais saborosa.
  8. Antes de servir, decore o pavê com chocolate granulado ou raspas de chocolate, se desejar.

O pavê é uma sobremesa versátil e pode ser adaptada conforme o gosto pessoal, podendo ser feito com diferentes sabores de creme, biscoitos ou adicionando frutas frescas. É uma delícia que agrada a todos e é perfeita para encerrar uma refeição com chave de ouro!

5. Pudim de leite condensado

O pudim de leite condensado é uma sobremesa clássica e extremamente popular no Brasil e em muitos outros países. Sua textura cremosa e sabor doce e caramelizado fazem dele uma das opções favoritas para adoçar a vida.

Aqui está a receita tradicional do pudim de leite condensado:

Ingredientes para o pudim:

  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite (utilize a lata de leite condensado como medida)
  • 3 ovos inteiros

Ingredientes para a calda caramelizada:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Instruções:

  1. Prepare a calda caramelizada: Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e deixe ferver, sem mexer, até que a mistura se transforme em uma calda dourada e caramelizada. É importante ficar de olho, pois o processo pode ser rápido. Despeje imediatamente a calda caramelizada em uma forma para pudim, espalhando-a por toda a superfície e laterais da forma. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180°C (350°F).
  3. No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e os ovos. Bata tudo em velocidade média até obter uma mistura homogênea.
  4. Despeje o conteúdo do liquidificador na forma caramelizada.
  5. Cubra a forma com papel-alumínio ou uma tampa específica para pudim.
  6. Leve a forma ao forno em banho-maria. Para fazer o banho-maria, coloque a forma dentro de uma assadeira maior e adicione água quente na assadeira, chegando a cerca de metade da altura da forma do pudim.
  7. Asse o pudim em banho-maria por aproximadamente 1 hora ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno, então verifique a partir de 50 minutos.
  8. Retire o pudim do forno e deixe-o esfriar completamente antes de levá-lo à geladeira por algumas horas (ou melhor, de um dia para o outro). Isso permitirá que ele ganhe a consistência firme e adquira ainda mais sabor.
  9. Na hora de servir, passe uma faca pelas bordas da forma para soltar o pudim e, em seguida, desenforme-o em um prato de servir. A calda caramelizada formará um delicioso molho por cima do pudim.

O pudim de leite condensado é uma sobremesa irresistível e que agrada a todas as idades. Sua textura suave e sabor inconfundível são sempre uma garantia de sucesso à mesa!

Você conheceu as sobremesas mais populares, o pavê, brigadeiro, quindim, rapadura e o delicioso pudim de leite condensado. Cada uma dessas iguarias tem suas raízes culturais e conquistou paladares ao redor do globo com seus sabores únicos e texturas irresistíveis.

Seja nas festas, comemorações especiais ou simplesmente como um agrado após uma refeição, essas sobremesas são verdadeiros clássicos que evocam memórias afetivas e reforçam a conexão entre as pessoas através do prazer compartilhado de saborear algo doce e reconfortante.

A riqueza gastronômica dessas sobremesas é um reflexo da diversidade cultural do mundo, e sua popularidade transcende fronteiras, unindo pessoas em torno de uma paixão comum: o amor por doces. Portanto, se você deseja experimentar a doçura de diferentes culturas, não deixe de saborear essas sobremesas deliciosas e inesquecíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site CozidoeAssado faz parte do Grupo Webtuba. CNPJ: 48.079.504/0001-75. Todos os Direitos Reservados. Proibida a cópia e reprodução sem autorização prévia.
Sites de Receitas que nos inspiram: Tudo Gostoso | Comidinhas do Chef | Receitas Globo | Receitas Mais você Ana Maria Braga | Receitas Edu Guedes | Receitas Nestlé | Panelinha | Receiteria | Band Receitas | Vovó Palmirinha | Petitchef | CyberCook | Receitas Renata | Receitinhas | Cook'n Enjoy

Developed By Old SchooL