/* */

Ovo Cozido na Prática

Ovo Cozido na Prática

Ovo Cozido na Prática

Aprenda de vez a fazer o ovo cozido sem quebrar e também retirar a casca fácil. Veja a receita e ainda: benefícios, tabela nutricional, tempo, calorias, o ponto, quantas gramas, quantos comer por dia e muito mais.

Ovo Cozido na Prática
Imagem: Reprodução | Divulgação

Ovo Cozido na Prática

Eu sou Chef Roni Edson e hoje quero te mostrar como fazer Ovo Cozido na Prática de maneira bem prática. Esta é mais uma das delícias de Receitas de Acompanhamento que temos por aqui. A receita rende até 1 porções e fica pronta em aproximadamente 8 minutos.

Parece uma coisa tão simples cozinhar um ovo, porém, tem muitos detalhes que não podem ser esquecidos, pois, fazem toda a diferença no cozimento do ovos. Abaixo você verá a receita ensinando prepará-lo, mas antes, vamos saber de algumas coisas importantes sobre o ovo cozido.

Ovo cozido tempo para fica pronto

Se você quer saber quantos minutos para fazer um ovo cozido, a resposta correta é: 8 minutos. Isso porque os ovos podem conter uma bactéria chamada Salmonella. E cozinhando o ovo por 8 minutos é o tempo suficiente para matá-las. Então, nunca deixe no fogo por menos que esse tempo. Comece a contar depois que a água ferver.

Qual o ponto do ovo cozido?

O ponto certo é adquirido depois de cozinhar o ovo por 8 minutos. Dessa forma, a gema e a clara ficarão com a textura ideal.

Como saber se o ovo está cozido?

Não tem segredo, é só deixar cozinhando por exatos 8 minutos após a água levantar fervura e o ovo já estará cozido.

Como descascar ovo cozido?

Existem várias maneiras de descascar o ovo cozido com eficiência, uma delas é rolar ele em um local limpo aplicando um pouquinho de força, assim, a casca vai desagarrar do ovo por inteiro e fica fácil tirar com as mãos.

Outra maneira e bater com um garfo ou uma colher bem levemente em todo o ovo. Depois, é só puxar a casca que ela sai facilmente. Antes, é importante colocar o ovo debaixo de água fria corrente para esfriá-lo e evitar se queimar.

Ovo cozido com gema mole

Para o ovo cozido ficar com a gema mole, basta deixar cozinhar por aproximadamente 4 minutos, mas, esse não é o método recomendado para ingerir o ovo, pois, o tempo não é o suficiente para eliminar uma possível Salmonella, apesar de que, ovo cozido mole é muito gostoso.

Quantas calorias tem um ovo cozido?

Cada 100 gramas de ovo contém 155 calorias (kcal), porém, o peso do ovo varia de 62 à 73 gramas. Sendo assim, para saber é só multiplicar 1,55 por cada ovo:

  • 1 ovo somente tem em média 113,15 calorias (kcal);
  • 2 ovos tem 226,3 calorias (kcal);
  • 3 ovos tem 339,45 calorias (kcal)

Quantas gramas de proteína tem um ovo cozido?

Cada 100 gramas de ovo cozido contém 13 g de proteína, então, 1 ovo só contém em média 9,49 gramas de proteína.

Quantas gramas tem um ovo cozido?

O peso de 1 ovo varia de 62 à 73 gramas.

Tabela nutricional do ovo cozido

Veja a informação nutricional completa do ovo segundo o FoodData Central:

Quantidade por 100 gramas:

  • Calorias 155
  • Gorduras Totais 11 g
  • Gorduras Saturadas 3,3 g
  • Colesterol 373 mg
  • Sódio 124 mg
  • Potássio 126 mg
  • Carboidratos 1,1 g
  • Fibra Alimentar 0 g
  • Açúcar 1,1 g
  • Proteínas 13 g
  • Vitamina C 0 mg
  • Cálcio 50 mg
  • Ferro 1,2 mg
  • Vitamina D 87 IU
  • Vitamina B6 0,1 mg
  • Cobalamina 1,1 µg
  • Magnésio 10 mg

Benefícios do ovo cozido

O ovo cozido é bom para quê exatamente?

  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Ajuda na memorização e concentração;
  • Ajuda no sistema imunológico
  • Contribui para diminuição do colesterol ruim;
  • Ajuda na anemia;
  • Melhora a saúde dos ossos

Benefícios do ovo cozido pela manhã

O principal benefício de comer ovo cozido pela manhã é a redução das calorias e um efeito que diminui a variação de glicose e consequentemente a insulina no sangue.

Pode comer ovo cozido todos os dias?

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, o ovo é o segundo melhor alimento do ovo e pode ser consumido todos os dias.

Quantos ovo cozido posso comer por dia?

Apesar dos estudos não terem uma comprovação de quantos ovos pode consumir por dia, a Associação Americana do Coração afirma que o consumo de 1 a 2 ovos por dia por uma pessoa saudável é faz bem para a saúde.

Quem faz exercícios físicos com o objetivo de ganhar massa muscular, geralmente, consomem ovos cosidos e maiores quantidades, mas, cada caso precisa de uma avaliação de um nutricionista separadamente.

Então, ovo cozido faz bem?

De acordo com a Associação Americana do Coração, sim, o ovo faz muito bem para a saúde.

Ovo cozido engorda?

Todo alimento se for consumido com exagero pode ajudar a engordar; e, com o ovo não é diferente. Deve-se consumir moderadamente.

Ovo cozido emagrece?

Muito se fala até mesmo na dieta do ovo cozido de 7 dias, mas, é necessário sempre consultar com um profissional. Apenas consumir o ovo cozido não vai ajudar emagrecer. O ovo auxilia em uma dieta planejada, mas consumir só ele não é uma opção saudável, pois, o organismo precisa de outras vitaminas importantes, de acordo como explica a Nutricionista Patrícia Leite.

Ovo cozido é remoso?

Por se tratar de um alimento natural, são encontrados poucos elementos no ovo que provocam reima. Os ovos contém proteínas que auxiliam na regeneração dos tecidos, sendo assim, o ovo cozido considerado é um pouco remoso, mas, seus benefícios são em maior número.

Então, o ovo cozido faz mal?

Para as pessoas saudáveis e que não possuem nenhuma restrição do consumo de ovos, eles não fazem mal, ao contrário, fazem bem à saúde.

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo cozido?

Quem tem pedra na vesícula deve diminuir o consumo de ovos, pois, alimentos que possuem gorduras podem causar efeitos não desejados. É bom evitar os ovos fritos, pois, possuem ainda mais gordura. De qualquer forma, um médico deve ser consultado.

Quem tem diabetes pode comer ovo cozido?

A A American Diabetes Association (ADA) diz que o ovo cozido é um bom alimento para quem é diabético, pois, possuem baixo teor de carboidratos e também tem um índice baixo glicêmico. De qualquer forma, cada caso é um caso; e um profissional de saúde precisa ser consultado.

Quem tem gordura no fígado pode comer ovo cozido?

Caso o ovo seja preparado de forma inadequada, como por exemplo, frito, ele pode prejudicar o fígado, porém, se for feito cozido ele é um alimento que não prejudica o fígado, por ter baixo teor de carboidrato e índice glicêmico.

Quem tem gastrite pode comer ovo cozido?

Desde que preparado cozido ou mexido e com pouco sal, o ovo não faz mal para que possui gastrite.

Cachorro pode comer ovo cozido?

Os cachorros podem comer ovos cozidos, inclusive, faz bem. Muitos veterinários indicam o ovo cozido na dieta do animal, principalmente quando estão se recuperando de algum problema.

Gato pode comer ovo cozido?

Os gatos, assim como os humanos e cães, pode comer ovo cozido. Só não pode oferecer o ovo cru para o animal devido a bactéria Salmonella presente nos ovos. Sendo assim, cozinhe por pelo menos 8 minutos.

Grávida pode comer ovo cozido?

O ovo cozido é um ótimo alimento para grávidas, pois, possuem inúmeros benefícios para a mulher e o bebê em desenvolvimento. A recomendação é que se o ovo for feito cozido, que seja fervido durante 8 minutos para eliminar as bactérias.

Ovo cozido no micro-ondas

Para fazer o ovo cozido no micro-ondas é bem simples: basta colocar em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, depois adicionar água na vasilha até cobrir o ovo e colocar um pouco de vinagre para amaciar a casa ara que ela não estoure. O tempo de cozimento no micro-ondas é de 3 à 5 minutos. Não faz muita diferença se cozinhá-lo de maneira convencional ao fogo durante 8 minutos, por isso, esta maneira é mais indicada para evitar acidentes.

Ovo cozido na airfryer

O tempo para cozinhar um ovo na airfryer é de 13 a 16 minutos. Sendo assim, é melhor optar por cozinhar em uma vasilha de água levando ao fogo por 8 minutos, é bem mais ráido.

Pode congelar ovo cozido?

Você pode congelar o ovo cozido, mas, a maneira correta de congelar o ovo é sem a casca e cru. Para isso, é melhor quebrá-lo, depois colocar em um recipiente e levar à geladeira.

O que significa sonhar com ovo cozido?

Já que falamos tanto do ovo até aqui, não custa responder também a essa pergunta: sonhar com ovo significa que está prestes a ter um momento de felicidade, paz e prosperidade. É óbvio que não há nada de concreto e comprovado quando se fala de sonhos, sendo assim, pode ser que você só está mesmo com fome e sonhou com o ovo cozido.

Receitas com ovo cozido

Já vu ensinar o passo a passo detalhado para cozinhar o ovo. E depois, ele pode ser usado para várias receitas que você desejar, como por exemplo: na salada de ovo cozido, no macarrão, na maionese, no pão e muitas outras receitas.


Como Fazer Ovo Cozido na Prática


  • Passo 1
    Escolha um recipiente menor para cozinhar o ovo, isso evita que ele fique se mexendo muito e quebre.
  • Passo 3
    Nunca coloque o ovo depois que a água já estiver quente, pois, isso aumenta o risco dele estourar. Então, sempre coloque o ovo na água ainda fria.
  • Passo 3
    Depois que a água ferver, abaixe o fogo para evitar que o ovo fique pulando na panela. Assim, não corre o risco de bater nas bordas e quebrar.
  • Passo 4
    Depois que a água começar a ferver, conte mais 8 minutos e depois desligue o fogo. Esse é o tempo ideal para o ovo ficar no ponto e eliminar possíveis bactérias.
  • Passo 5
    Depois de cozido, coloque o ovo debaixo de água fria corrente para esfriar e role levemente na pia ou na mesa para a casca se soltar, ou então, bata com uma colher em todo o ovo e depois retire a casa.

Confira outras comidinhas do chef Roni Edson:

Receitas de Bolos

Broa de Pau a Pique: Uma Receita Tradicional com Sabor de Casa

Broa de Pau a Pique: Uma Receita Tradicional com Sabor de Casa

Bolo de Fubá Delicioso para Surpreender o Marido: Receita Infalível!

Bolo de Fubá Delicioso para Surpreender o Marido: Receita Infalível!

Receita de Bolo de Milho com Calda de Limão molhadinho e docinho

Receita de Bolo de Milho com Calda de Limão molhadinho e docinho

Bolo de Banana com apenas 3 ingredientes que você tem em casa

Bolo de Banana com apenas 3 ingredientes que você tem em casa

Um bolo de chocolate tão cremoso que fica pronto em 50 minutos

Um bolo de chocolate tão cremoso que fica pronto em 50 minutos

Destaques


Receita de Babaganoush

Receita de Babaganoush

Receita de Molho Madeira

Receita de Molho Madeira

Receita de Molho de Laranja

Receita de Molho de Laranja

Receita de Pão Ciabatta

Receita de Pão Ciabatta

Receita de Pão Italiano

Receita de Pão Italiano


Receitas de Frango

Receita de Frango Teriyaki

Receita de Frango Teriyaki

Receita de Peito de Frango Grelhado Suculento

Receita de Peito de Frango Grelhado Suculento

Receita de Frango Grelhado

Receita de Frango Grelhado

Receita de Galinha Safada deliciosa

Receita de Galinha Safada deliciosa

Frango Safado à Moda da Casa

Frango Safado à Moda da Casa



Receitas de Carne Bovina

Deliciosa Receita de Maria Sem Vergonha

Deliciosa Receita de Maria Sem Vergonha

Carne de Panela: Faça essa receita para agradar o Marido e receba muitos carinhos

Carne de Panela: Faça essa receita para agradar o Marido e receba muitos carinhos

Picanha Grelhada na Churrasqueira bem suculenta e apetitosa

Picanha Grelhada na Churrasqueira bem suculenta e apetitosa

Receita de Carne Moída com Tempero Especial: Sabor Inigualável em Poucos Passos

Receita de Carne Moída com Tempero Especial: Sabor Inigualável em Poucos Passos

Suculento Bife na Airfryer: Sabor em Apenas 8 Minutos

Suculento Bife na Airfryer: Sabor em Apenas 8 Minutos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site CozidoeAssado faz parte do Grupo Webtuba. CNPJ: 48.079.504/0001-75. Todos os Direitos Reservados. Proibida a cópia e reprodução sem autorização prévia.
Sites de Receitas que nos inspiram: Tudo Gostoso | Comidinhas do Chef | Receitas Globo | Receitas Mais você Ana Maria Braga | Receitas Edu Guedes | Receitas Nestlé | Panelinha | Receiteria | Band Receitas | Vovó Palmirinha | Petitchef | CyberCook | Receitas Renata | Receitinhas | Cook'n Enjoy

Developed By Old SchooL